Reação brasileira a Os Simpsons vira notícia internacional

Quarta, 10 de abril de 2002, 12h37

A notícia sobre a reação das autoridades brasileiras ao episódio de Os Simpsons sobre o Brasil espalha-se rapidamente pela imprensa internacional. Veículos como a BBC, agências de notícias como a AP e Reuters e o jornal New York Post publicaram notícias sobre o fato de que o presidente Fernando Henrique Cardoso e a diretoria da Riotour não acharam graça no programa Blame It On Lisa, em que a família viaja para o Rio de Janeiro.

Na história, Homer é seqüestrado por um taxista, Marge é distraída por uma mulher enquanto menores roubam a bolsa dela e um orfanato leva o nome de “Orfanato dos Anjos Imundos”. O Rio de Janeiro também é mostrado como uma cidade infestada por macacos, ratos coloridos e jibóias que engolem pessoas.

A repercussão tem sido grande, mas o plano da Riotour – de entrar com um processo contra a rede de TV Fox, que apresenta o programa nos Estados Unidos – é visto como um caso difícil de sequer ser levado a sério. A famosa Primeira Emenda da Constituição do país garante o direito de paródia, principalmente em casos em que a brincadeira é extremamente exagerada.

A Fox ainda não fez nenhum pronunciamento a respeito do caso, mas, de acordo com o canal E! Entertainment, se houver um processo, eles simplesmente alegariam “liberdade de expressão”. Os mesmos direitos garantem, por exemplo, que uma organização a favor da descriminalização da maconha use a imagem do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em uma nova campanha. O político assumiu, no ano passado, que já consumiu a droga e que gostou.

A campanha da National Organization for the Reform of Marijuana Laws (Norml) usa uma imagem de Bloomberg com a frase: “Com certeza eu fumei – e gostei!” O prefeito disse ontem, em Nova York, que, embora não esteja feliz com a campanha, não há nada que possa ser feito contra a entidade. “Eles estão protegidos pela Primeira Emenda”, disse ele.

O que o presidente da Riotur, José Eduardo Guinle, talvez não saiba é que Os Simpsons tem uma longa história em esculhambar diferentes culturas – sempre usando os principais clichês associados a cada uma. Em seus 12 anos de programas, a série já mostrou os ingleses como “hooligans” e os canadenses como pessoas sem personalidade. Também já sobrou para australianos, alemães, japoneses e franceses.

A premissa de Os Simpsons é a sátira dos próprios valores dos Estados Unidos: Homer esculhamba o americano médio que quer se dar bem a qualquer custo, enquanto todos os personagens de Springfield são interesseiros, mal-informados, deslumbrados com celebridades e egoístas ao extremo.

Os Simpsons é, ao lado da série Malcolm, o programa mais assistido da Fox atualmente e o 33º programa mais visto na TV americana, de acordo com os números do insituto Nielsen divulgados hoje.

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